top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

O que é Sociologia? (1º Ano)


Socio - do latim, “sociu” significa companheiro de forma literal. Logia - do grego, “logos” significa palavra, ciência, que se refere ao estudo. A sociologia é, então, a ciência da sociedade ou da associação ou do companheirismo. Assim, a sociologia é o estudo científico das formas fundamentais da convivência humana. Somente essa palavras não a definem literalmente, pois é muito mais que isso.


Sociologia é a disciplina que se ocupa de estudar a vida social humana, analisando as dinâmicas da sociedade como um todo e dos grupos singulares que a compõem. Utilizando de suas ferramentas específicas, é o campo do conhecimento que investiga as relações sociais entre diferentes grupos humanos, seus conflitos e conexões. É a ciência do estudo da sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações.


Desta forma, de maneira mais simples, podemos compreender que sociologia é a ciência que estuda o convívio entre as pessoas em grupos, associações, comunidades, etc, em vários tamanhos de “rede social”: desde uma pequena família, até grandes grupos étnicos, religiosos, etc. É a criação de teorias baseadas no cotidiano, em coisas que acontecem muitas vezes, às vezes de forma padronizada, mesmo em sociedades completamente diferentes.


Muitas pessoas utilizam essa poderosa ferramenta, pois com ela é possível compreender a sociedade e poder manipulá-la mais facilmente, como é o caso de políticos, empresas de marketing, indústrias. Por exemplo, marqueteiros tendem sempre a criar campanhas “virais”, ou seja, que tenham grande chance das pessoas discutirem a expandir de forma extremamente rápida o conhecimento da população sobre tal empresa/produto.


Existem vários objetos de estudo da sociologia: Sociologia da Arquitetura (como um grupo de pessoas se comportará em um ambiente, por exemplo, em um teatro), do Corpo (estudar as diferenças na interação entre pessoas com boa forma física e obesos), Criminologia (a razão dos crimes acontecerem, por fatores ou problemas sociais), da Família (estudando casos de divórcio, crianças órfãs; da Imigração (o que faz um grupo de pessoas deixar o seu povo, para ir viver em um local com cultura completamente diferente?), política, etnias, demografia, e outras dezenas de tópicos.


Foi à primeira ciência social a se tornar matéria acadêmica. Para entender melhor sobre o que são as ciências sociais podemos dizer que são todas as disciplinas científicas cujo objeto de estudo se relaciona com as atividades e o comportamento dos seres humanos. São divididas naquelas dedicadas ao estudo da evolução das sociedades (arqueologia, história, demografia), à interação social (economia, sociologia, antropologia) ou ao sistema cognitivo (psicologia, linguística). Também se pode falar das ciências sociais aplicadas (direito, pedagogia) e de outras ciências sociais agrupadas no genérico grupo das humanidades (ciências políticas, filosofia, semiologia, ciências da comunicação).


Os principais filósofos / sociólogos precursores da sociologia são: Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber (Trio de Ouro) e Auguste Comte (considerado o Pai da Sociologia).


A Sociologia surge para nos ensinar a observar o mundo a nossa volta sob um novo ângulo. Comportamentos e instituições que aparecem como naturais – como algo que sempre foi igual – aos olhos do sociólogo são fenômenos dotados de influências históricas e sociais. As formas como refletimos essas profundas influências é objeto de estudo da Sociologia. A primeira vista, essa abordagem parece nos destituir de autonomia sobre nossas ações, mas a verdade é que ocorre o contrário. Ao conhecer as forças sociais que atuam sobre a nossa vida, ganhamos mais liberdade para tomar decisões de forma consciente.

Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page