top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

Capitalismo - Conceito (3º ano)

Sistema político-econômico que visa a acumulação de capital através do lucro. Existe o domínio total ou parcial de todos os meios de produção pela iniciativa privada. A sociedade é dividida em classes onde algumas são donas dos meios de produção (elite) e outras contribuem apenas com o trabalho (trabalhadores)


Segundo Karl Marx, o lucro do capitalista vem do trabalho excedente do empregado que não lhe é remunerado (mais valia).


Surgiu no séc. XVI, após o declínio do sistema feudal, através da burguesia. No Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) o seu desenvolvimento foi mais acelerado e no continente europeu a transição do feudalismo para o capitalismo aconteceu de forma desigual.


Existem, atualmente, dois sistemas político / social / econômicos praticados no mundo, denominados capitalismo e socialismo. Esses se diferem pelas ideias e características totalmente distintas. Atualmente, há uma predominância significativa do capitalismo - esse possui uma série de aspectos essencialmente ligados ao capital produtivo e sua acumulação.


São características clássicas do capitalismo:


Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual.


Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital.


Economia de mercado: livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou pouca intervenção do estado. Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preços e os estoques das mercadorias. O Estado tem a responsabilidade de intervir somente em casos delicados e também na implantação de medidas que garantem instabilidade econômica.


Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo. De um lado está uma minoria denominada "capitalista" ou donos dos meios de produção e de capitais; e do outro lado a maioria chamada "proletários", pessoas que vendem sua força de trabalho em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer, etc. No entanto, é nesse ponto que constitui a divisão das classes, uma vez que nem sempre o capitalista oferece uma remuneração que seja suficiente para sanar todas as necessidades básicas da maioria dos trabalhadores. Desse processo, o capitalista adquiriu a mais-valia, que corresponde aos lucros oriundos do trabalho do proletário.


Estado no Capitalismo


O Estado no capitalismo surge somente como um regulador nos momentos de crise, sendo que, normalmente, adotam três tipo de medidas para normalização da situação:

Econômicas (incentivos fiscais, empréstimos);

Monetárias (valorização ou desvalorização da moeda, controle da inflação);

Jurídicas (medidas provisórias, leis, decretos).


Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page