top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

Papel e Status Social (2º Ano)


O Papel Social é um conceito da sociologia que, de maneira geral, determina a função dos indivíduos na sociedade. Ele é produzido pelas interações sociais (processos de socialização) desenvolvidas as quais geram determinados comportamentos dos sujeitos de um grupo social.


Sendo assim, o papel social agrupa um conjunto de comportamentos, normas, regras e deveres de cada indivíduo na estrutura social os quais determinarão diversos padrões sociais. Note que eles podem ser atribuídos ou conquistados durante a vida.


Poderíamos também definir como sendo as representações de personagens que criamos e recriamos de acordo com as relações sociais que mantemos.


Os papéis sociais por uma perspectiva teatral, conforme a obra de Erving Goffman, é a representação do “eu” na vida cotidiana”, pois assim como no teatro, na vida cotidiana temos que representar/agir de acordo com o contexto que nos envolve. – Não convém nos comportarmos da mesma forma em um velório e em uma festa!


TIPOS DE PAPEIS


Atribuídos – quando são conferidos externamente ao individuo. (Podem ser atribuídos automaticamente) - Ex . casos das antigas famílias tradicionais

Assumidos- Quando se assume o papel voluntariamente. - Ex: Casar-se, estudar


Conflitos de Papéis Sociais


Quando as expectativas de comportamento simultaneamente entre dois papéis, status ou posições da mesma pessoa, não se harmonizam, entre si, ocorre o que se denomina de conflito de papel. O conflito de papel é a incapacidade dos indivíduos de separar os diversos papéis que possui.


Grupo Social


Para compreender melhor o conceito de papel social, vale atentar ao conceito de grupo social, uma vez que ele designa um conjunto de indivíduos de determinada sociedade donde cada um possui um papel social.


Com efeito, os grupos sociais são definidos pela interação social estabelecida entre os indivíduos. Assim, para que um grupo social seja reconhecido alguns fatores compartilhados são essenciais: valores, tradições, objetivos, interesses, dentre outros.


Note que a formações dos grupos sociais estão intimamente relacionadas com o conceito de papel social visto que durante as relações sociais eles auxiliam na determinação de preferências, valores e gostos dos indivíduos, ou seja, na identidade social de um grupo, os quais por fim, irão determinar seus papéis como sujeitos sociais.


Alguns exemplos de grupos sociais que desenvolvemos durante nossa vida são: grupo da família, da escola, do trabalho, da política, da religião, das manifestações culturais, dentre outros. Note que os grupos sociais são classificados segundo a interação estabelecida entre os indivíduos que o compõem: grupos primários, grupos secundários e grupos intermediários.


Exemplos de Papel Social


Dependendo do status social que ocupamos dentro da estrutura social, desempenhamos determinados papéis. Tomemos como exemplo um homem solteiro e trabalhador que desenvolve determinados papéis sociais nos diferentes locais que frequenta.


Assim, no trabalho, dependendo de seu status, por exemplo “gerente”, ele exerce a função que lhe é atribuída (gerir, organizar a equipe, analisar o trabalho dos outros), da mesma forma que nos grupos religiosos, em casa e nos locais de lazer, seu comportamento ou papel social é determinado pela posição que ocupa na estrutura social nos fornecendo um padrão de conduta.


Da mesma maneira, uma mulher que tem filhos e trabalha numa loja desempenha os papéis sociais específicos que lhe são atribuídos como mãe (cuidar dos filhos, gerir a trabalho da casa), esposa e no meio profissional (vendedora de artigos). Isso determina os padrões comportamentais desenvolvidos em diversos espaços sociais, em casa, na escola, no trabalho.


Papel Social e Status Social


Além do conceito de grupo social, o papel social está intimamente relacionado com o de status social, uma vez que segundo as funções que desempenham, os indivíduos adquirem um “status social”.


Ou seja, o status social determina a posição que os indivíduos ocupam na estrutura social, segundo o papel social que exercem. Ele está classificado de duas maneiras: adquirido ou atribuído.


A origem do status remonta aos primeiros agrupamentos humanos, em que determinadas funções eram caracterizadas por prestígio e direitos diferentes dos demais. Com o aumento das coletividades, uma serie de posições passaram a ter direitos e deveres, privilégios e obrigações sustentados juridicamente. Ex direito romano / nobreza.


Mais características do Status


· O status serve como indicador de determinados direitos e deveres constituídos. Ou seja, a posição social de uma pessoa sempre pode indicar prestigio, influência, direitos exclusivos e deveres em relação à outras pessoas do grupo.

· Pode determinar hierarquias dentro de um grupo ou sociedade

· É variável de acordo com cada sociedade


TIPOS DE STATUS


Status Legal – É a posição caracterizada por direitos (reivindicações pessoais apoiadas por normas) e obrigações e obrigações (deveres prescritos por normas), capacidades e incapacidades reconhecidos pública e juridicamente, importantes para a posição e função da sociedade. Os direitos e obrigações do status legal consistem no comportamento legalmente sancionado. Ex: militares, governantes, juízes;


Status Social - abrange características da posição que não são determinadas por meios legais. É o comportamento socialmente esperado e/ou aprovado, de ocupante do status, assim como o comportamento adequado de outros em relação a ele. / Ex. o status de amigo é tipicamente social, status de pai;


Status Atribuído- quando as circunstâncias de atribuição do status independem da vontade de quem o recebe, ou seja, ele é atribuído independentemente da vontade do individuo.

Ex. sociedade com rígida estratificação social, parentesco;


Status Adquirido – através das qualidades e habilidades especificas do individuo. / Ex Médico, escultor;



Obs - Papel da educação e dos estudos nas sociedades modernas

Status Assumido ou voluntário

Quantos status uma pessoa pode ter ?

Existe um status principal ou básico ?


CRITÉRIOS PARA DETERMINAÇÃO DO STATUS


Parentesco – origem familiar alta ou baixa, tradicionalismos;


Riqueza – permite ostentar um nível de vida. a origem da riqueza também tem importância social: de um lado, há prestígio quando ela é adquirida de maneira socialmente aprovada ou herdada e menos prestígio quando é adquirida por meios reprovados socialmente;


Ocupação (função) – prestígio das profissões;


Religião - o fato de pertencer a determinada religião e, em locais onde há varias religiões, há uma variedade de status de acordo com a posição de um religião em relação a outra;


Características Biológicas – grupo etários : crianças, jovens, idosos. Sexuais ou de gênero – homens, mulher.


Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page