top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

Processo de Socialização (3º ano)

O que é sociabilidade?


Para entender melhor o que é o processo de socialização é preciso, primeiramente, definir sociabilidade. A sociabilidade pode ser vista, de forma geral, como a capacidade natural do ser humano de viver em sociedade, viver sempre em contato com outras pessoas, o ser humano não tem intrínseco à sua natureza a solidão. Por mais egoísta, egocêntrico que o ser humano seja, ele necessita conviver com outros seres humanos, seja para expressão cultural, perpetuação da espécie, diversão, ou seja, é inevitável o contato e interação entre os homens. É através da sociabilidade, que entra o conceito de socialização, quando se compõe um certo grupo, aprende-se certas características, características estas, comuns a todos os componentes de um certo grupo.


Processo de Socialização



Socialização é o processo através do qual o indivíduo aprende e interioriza o sistema de valores, de normas e comportamentos de uma determinada cultura, onde intervém um conjunto de agentes de socialização (família, escola, grupo de pares, meios de comunicação, empresa, etc.). A criança quando nasce, apesar de já trazer os genes necessários ao ser humano, é um ser culturalmente em branco.


Para um bom estudo, é importante buscarmos um conceito adequado para a expressão “socialização”, tal como: “A socialização é um processo de influência mútua entre uma pessoa e seus semelhantes, um processo que resulta da aceitação dos padrões de comportamento social e da adaptação a eles.”.

É a socialização que humaniza o ser humano.


A primeira forma de socialização (ou socialização primária) está relacionada ao ambiente familiar (infância) e é fundamental para os processos de socialização subsequentes, que acontecem no ambiente escolar e na vida adulta. É durante a socialização primária que as pessoas aprendem as principais regras de conduta, normas, valores, posições éticas e relações pessoais e de afetividade que irão possivelmente manter durante o restante de suas vidas.


A fase inicial do processo de socialização designa-se por socialização primária e ocorre dentro de casa e com a importante participação dos outros significativos, designadamente dos pais. A socialização primária termina quando o outro generalizado está estabelecido na consciência da criança, ou seja, a criança é capaz de abstrair papéis das atitudes dos outros significativos. A fase seguinte designa-se socialização secundária, e prolonga-se durante toda a nossa vida.


O termo socialização pode ser confundido com o conceito de educação. O termo educação abrange um universo que extrapola o escolar. A Escola proporciona-nos uma educação formal, organizada numa sequência pré-estabelecida, enquanto a educação informal abrange todas as possibilidades educativas no decurso das nossas vidas, constituindo um processo permanente e não organizado.


Distinguem-se entre os mecanismos de socialização: a aprendizagem, a imitação e a identificação.


APRENDIZAGEM - A aprendizagem implica um comportamento ativo do sujeito: "A leitura passiva dos apontamentos ou do livro não é garantia de que se está a aprender qualquer coisa. A aprendizagem exige atenção e repetição do que está a aprender-se; significa recordar informações relevantes, captar princípios, memorizar os fatos-chaves, fazer perguntas e responder-lhes, em suma, estudar" , H. Kendler,ob.cit, Vol.I,p.589.

A socialização cria rotinas na criança, que a ensinam a alimentar-se, a dormir, a ler, a escrever, a pensar... “A aprendizagem pressupõe a interiorização de determinadas reações perante as situações sociais”.


IMITAÇÃO - A criança é elogiada por ter reproduzido um comportamento correto e desejado. A imitação de um adulto também pode ser estimulada se a criança observar que é elogiada por se ter comportado de determinada forma.

IDENTIFICAÇÃO – “A criança identifica-se com as pessoas que desempenham determinados papéis na sua vida e essa identificação faz com que adquira progressivamente os comportamentos inerentes a esses mesmos papéis”.



Indivíduo e socialização



Se o processo de socialização molda o indivíduo de acordo com a realidade que ele vive, isso quer dizer que estamos condenados a fatalmente ser o que essa realidade nos determinou? Felizmente, não. O processo de socialização é construído no meio social, mas não quer dizer que a individualidade do sujeito inexista ou que ela não esteja ligada ao processo. Embora nosso convívio com os diferentes atores do mundo social exerça forte influência na construção do indivíduo social, a liberdade e a individualidade também toma parte na construção de nossa identidade. É a identidade do indivíduo que é parte fundamental da construção da individualidade do sujeito, já que é nela que estão inseridas as particularidades de cada um: nossas prioridades de valores, crenças, orientação sexual, nacionalidade etc.

Contato Social

Por Contato Social entendemos a interação entre duas ou mais pessoas. Não apenas interação sensitiva, física, mas o contato baseado na comunicação de significados.

O contato social influencia na formação da nossa personalidade. São pelas experiências com as outras pessoas que vamos assimilando o comportamento social. Nessas experiências vamos nos habilitando a viver na sociedade a qual temos contato.

Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page