top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

Grupos Sociais

Os Grupos Sociais


A sociedade é composta por uma estrutura heterogênea, onde cada ser humano é único e exclusivo. Um grupo é formado por pessoas que apresentam características similares e que realizam juntas determinadas atividades. Já os grupos sociais são formados através das relações entre indivíduos que possuem interesses em comum. Ao longo da vida, uma pessoa faz parte de vários grupos sociais, por escolha própria ou por circunstâncias que independem de sua vontade, seja na escola, nas manifestações religiosas, tradicionais e culturais.


Grupo social: é a reunião de duas ou mais pessoas, interagindo umas com as outras, e por isso capazes de ação conjunta, visando atingir um objetivo comum.


Principais grupos sociais:


Grupo familiar – família; / Grupo vicinal – vizinhança; / Grupo educativo – escola; Grupo religioso – igreja; / Grupo de lazer – clube; / Grupo profissional – empresa; Grupo político – Estado, partidos políticos;


Características de um grupo social:


Pluralidade de indivíduos – há sempre mais de um individuo no grupo, coletivismo; Interação social – os indivíduos comunicam-se uns com os outros; Organização – todo o grupo, para funcionar bem precisa de uma ordem interna; Objetividade e exterioridade – quando uma pessoa entra no grupo ele já existe, quando sai ele permanece existindo; Objetivo comum – união do grupo para atingir os objetivos dos mesmos; Consciência grupal ou sentimento de “nós” – compartilham modos de agir, pensamentos, idéias, etc. Ex: Nós ganhamos. Continuidade – é necessário ter uma certa duração. Não pode aparecer e desaparecer com facilidade.


Classificação dos grupos sociais:


Grupos primários – predominam os contatos primários, mais pessoais, diretos, como a família, os vizinhos, etc. Grupos secundários – são mais complexos, como as igrejas e o estado, em que predominam os contatos secundários, neste caso, realizam-se de forma pessoal e direta – mas sem intimidade – ou de maneira indireta como cartas, telegramas, telefonemas, etc. Grupos intermediários – são aqueles que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais (primários e secundários). Ex: escola.


Outras formas de Agrupamentos Sociais


Agregados sociais: é uma reunião de pessoas que mantém entre si o mínimo de comunicação e de relações sociais. Podemos destacar a multidão, o publico, e a massa.


Multidão: Ex: um grupo de pessoas observando um incêndio. Características da multidão: FALTA DE ORGANIZAÇÃO: não possui um conjunto de normas. ANONIMATO: não importa quem faz parte da multidão. OBJETIVOS COMUNS: os interesses, as emoções, e os atos têm o mesmo sentido. INDIFERENCIAÇÃO: todos são iguais perante a multidão, não há espaço para manifestar as diferenças individuais. PROXIMIDADE FÍSICA: os componentes da multidão ficam e contato direto e temporário uns dos outros.


Publico: é um agrupamento de indivíduos que seguem os mesmos estímulos. Não se baseia no contato físico, mas na comunicação recebida através dos diversos meios de comunicação. Ex: indivíduos assistindo a um jogo – todos que estão juntos recebem o mesmo estimulo - e não se trata de uma multidão porque todos que estão juntos foram com o mesmo propósito – assistir ao jogo – diferente da multidão, já que a reunião é ocasional. Opinião publica: modo de pensar, agir, e sentir de um público.


Massa: é formada por indivíduos que recebem opiniões formadas através dos meios de comunicação de massa.

Diferença entre publico e massa:

Público – recebe a opinião e pode opinar. Massa – predomina a comunicação transmitida pelo os meios de massa.


Mecanismos de sustentação dos Grupos Sociais


Toda a sociedade tem uma serie de forças que mantém os grupos sociais. As principais são a liderança, as normas e sanções sociais, os valores sociais e os símbolos sociais.


Liderança: é a ação exercida por um líder, aquele que dirige o grupo. A dois tipos:


Liderança institucional ou burocrática - autoridade varia de acordo com a posição social ou do cargo que ocupa no grupo. Ex: gerente de uma fabrica, pai de família, etc.

Liderança pessoal ou carismática – autoridade varia das qualidades pessoais do líder (inteligência, poder de comunicação, atitudes). Ex: Getulio Vargas, Adolf Hitler, etc.


Normas e sanções sociais:


Normas sociais: regras de conduta de uma sociedade, que controlam e orientam o comportamento das pessoas. Indica o que é “permitido” e “proibido”.

Sanção social: é uma recompensa ou uma punição que o grupo determina para os indivíduos de acordo com o seu comportamento social. É aprovativa quando vem sob a forma de aceitação, aplausos, honras, promoções. É reprovativa quando vem sob a forma de punição imposta ao individuo que desobedece a alguma norma social. Ex: insulto, zombaria, prisão, pena de morte.


Valores sociais: variam no espaço e no tempo, em função de cada época, geração e cada sociedade. Ex: o que é bonito para os jovens nem sempre é aceito pelos mais velhos. As roupas, os cabelos, modo de dançar, as idéias, o comportamento, enfim, entram em choque com os valores sociais já estabelecidos e cultivados por seus pais, criando uma certa tensão entre jovens e adultos.


Símbolos: é algo cujo valor e significado é atribuído pelas pessoas que o utilizam. Ex: a aliança que simboliza a união de casais. A linguagem é um conjunto de símbolos. Podemos dizer que todo o comportamento humano é simbólico e todo o comportamento simbólico é humano, já que a utilização de símbolos é exclusiva do homem. Sem os símbolos não haveria cultura.



Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page